sábado, 20 de setembro de 2014

cinema teatro São Luís


O Cine São Luís teve sua construção iniciada por volta de 1932. É um antigo cinema de Fortaleza que  originalmente também abrigava um teatro. Muitas pessoas assistiram filmes nele, sendo "Anastácia" o primeiro a ser reproduzido. Fica localizado na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza. Atualmente está em reforma e restauro. Será concluído provavelmente no final desse ano ainda. Repleto de referências de arquitetura art-noveau tem seu hall e escadarias de mármore Carrara e detalhes em bronze. O São Luís é o teatro tão bonito e de tanto valor histórico que deveria está funcionando há muito tempo, tive a incrível oportunidade de visitar a obra com os arquitetos responsáveis pelo restauro e percebi o quanto de carinho e dedicação algumas pessoas ainda tem pela sua história e de sua cidade. Isso me faz acreditar que ainda há esperança nessa cidade.









7 comentários:

  1. Adorei as perspectivas, moça. Beijos. :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Que legal! Essas fotos são recentes? Você visitou o Cine São Luís por causa do seu trabalho, ou foi algo "à parte" mesmo? E ainda fez toda uma pesquisa sobre o local. Bela homenagem para um lugar lindo e que nunca "perderá sua majestade"! Vamos combinar de irmos lá juntas assim que o edifício se reinaugurar, ok? ;)

    Só discordo na sua afirmação final ao dizer que "Isso me faz acreditar que ainda há esperança nessa cidade." Particularmente, acho que todas as grandes cidades (principalmente as brasileiras) têm seus problemas que podem e devem ser discutidos e melhorados, mas também tem suas belezas que devem ser reconhecidas e exaltadas (como o foi agora). E não é somente esse grupo de arquitetos que dão a razão para "ainda ter esperanças nessa cidade". Vimos lá na faculdade a quantidade de professores e alunos (e há também muitos arquitetos e urbanistas) que valorizam tais edificações em seus aspectos simbólicos, históricos e arquitetônicos. Não vamos pensar de maneira tão pessimista por algo que não está irremediável, nem generalizar que praticamente não há pessoas que se importem com sua cidade e sua história. Elas (essas pessoas) estão aí! Basta apenas reconhecê-las, que você verá que há sim muitas delas! ;D

    Ah! E logicamente, as fotos estão impecáveis como sempre!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda! Obrigada pelo seu comentário!

    Acho que você entendeu um pouco errado... Eu não generalizei ao dizer a frase: "Isso me faz acreditar que ainda há esperança nessa cidade." Estava falando da iniciativa e trabalho dos profissionais responsáveis pelo restauro, mas em nenhum momento disse restringi à eles. Tanto é que na frase anterior eu disse: "percebi o quanto de carinho e dedicação algumas pessoas ainda tem pela sua história e de sua cidade." Coloquei até no plural "algumas pessoas". Certamente não estava falando apenas que somente esse seleto grupo de arquitetos me fazia acreditar na cidade, mas pessoas (algumas pessoas) que tomam e tem a mesma (ou parecida) iniciativa e ação.

    Seria completamente errôneo e negligente de minha parte reduzir a um seleto grupo de arquitetos minha esperança sobre a cidade. Até porque como você, estudei Arquitetura e Urbanismo, participei de fóruns e discussões em grupos de estudos sobre nossa cidade. Além de ter ido a manifestação e encontros, tudo em busca de melhoria para a nossa cidade. Sei também o quanto é difícil por em prática e realmente realizar os planos e projetos dessas pessoas.... Muitas vezes edificações de relevante interesse históricos são destruídas para dar lugar a outros equipamentos, tenho vários exemplos para lhe dar...infelizmente principalmente em Fortaleza.

    Não gosto de entrar em discussão sobre opinião (discordo ou concordo) no blog, mas dessa vez achei que seria importante falar e tive vontade de explicar melhor!

    Obrigada pelo seu comentário e contribuição com o blog! Vamos juntas no cine são luís quando ele inaugurar com certeza! :D

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, Horty! Lendo esse seu novo comentário, percebo que de fato interpretei de maneira equivocada sua palavras. Só me foquei na última frase e desconsiderei o resto do texto. Acho que agora entendi melhor o que você quis dizer, então obrigada por me explicar! :)

    E assim... Peço desculpas também se meu comentário gerou algum desconforto (além do mau-entendido). Só queria enriquecer a discussão, tornar o post mais longo. Heheheh Até porque esse blog é uma forma de você externar seus sentimentos/sensações/experiências e compartilhar eles com outros, então realmente não faz sentido julgá-los. Por isso, peço desculpas se minhas palavras acabaram soando dessa forma. Não foi minha intenção. (Até porque opnião não se discute, né?)

    Abraços e vamos sim assistir a uma sessão de filme no Cine São Luís assim que ele reinaugurar oficialmente! \o/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a composição das fotos coração. =D tá tudo muito incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathi!!! Que feliz q eu tô com seu comentário! Obrigada por me visitar por aqui! Beijão!!!

      Excluir

© Três Pontos - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Hortênsia Gadelha.Tecnologia do Blogger. imagem-logo