quinta-feira, 24 de novembro de 2016

oração do amor próprio

Olá! Estou tentando ser mais presente nos posts do blog. Quero tentar postar uma vez por semana, assim como gostaria de fazer a #ilustraçãodesexta uma vez por semana também.
Hoje resolvi postar sobre algo que eu queria falar faz muito tempo, e preparei já faz um tempinho também.
É sobre "amor próprio". Eu sei que já falei sobre isso aqui algumas vezes, mas venho de novo trazer o tema porque encontrei na internet uma Oração do Amor Próprio! Achei tão linda e inspiradora que fiz um .pdf para ser impresso e colado no seu quarto, sala, escritório... Em qualquer lugar. Tudo isso pra você lembrar de se amar em primeiríssimo lugar.
E amor próprio vem ao lado de respeito. Sim. É essencial se amar, mas para conseguir é necessário um respeito por suas características diferentes, suas dificuldades, seu tempo. Não me venha falar que se ama se não se respeita. Aos poucos nós vamos descobrindo que somos diferentes das outras pessoas e que por mais que tentemos e admiremos, não faz parte de nós.
Só seremos realmente felizes se nos aceitarmos como somos... Assim podemos ser a melhor forma de nós mesmo.

Aqui está o link para download da oração: https://drive.google.com/file/d/0B2RQYNCfFUbyajM2d2tyOWlpR0E/view

*Sempre tenho receio de postar coisas pessoais. Todas as coisas que escrevi aqui são referentes a mim, às minhas experiências no decorrer dos anos. Caso você não concorde tudo bem, é outra experiência. Comentários grosseiros serão apagados.*

2 comentários:

  1. Hortinha,

    Desculpa a demora, mas finalmente estou comentando esse seu post. E, de fato, concordo com você que é fundamental ter amor próprio, até para poder amar a outros. Também achei a oração fofinha. Não somente pelo seu texto, mas a diagramação e o "tipo de imitação de papel" em que ela foi escrita.

    Acho que se comparar a Hortênsia que conheci no colégio com a atual Hortênsia, você está muito mais madura e feliz consigo mesma (com o que é, com o que conquistou, etc), mostrando que você "abraçou" essa ideia.

    No entanto, e eu aqui já aviso que não acho que seja o seu caso, tem muitas pessoas que deturpam o sentido de "amar a si mesmo" com o "eu sou assim e os incomodados que se retirem". É bem sutil essa diferença, mas o segundo caso eu particularmente acho terrível. Muitas vezes vejo pessoas em redes sociais (Ah, as redes sociais...) afirmando características e posições de sua personalidade de maneira quase violenta. Defeitos seus (que na verdade todos tem), mas que a pessoa não está nem um pouco se importando em tentar melhorar, melhorando o convívio entre as pessoas. Acho que amadurecer significa também reconhecer seus defeitos, receber críticas e tentar melhorar a cada dia. Afinal, você não é hoje como você era ontem e essa mudança se dá pela melhoria constante e gradual do seu jeito de ser. Não deixando de ser essencialmente o que é, mas também se adaptando ao meio e aos outros.

    Enfim... É um processo difícil e que na verdade é muito bonito falando, mas na prática é bem difícil de se fazer mesmo. Heheheh Todavia, acho importante todos nós sabermos se amar mas se adaptando a cada novo contexto.

    Obs.: Aguardando ansiosamente pelo post com as ilustrações de "Ernest e Celestine". :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandinha, eu adoro seus comentários. Sempre acrescentam mais questões aos posts.
      Como você disse existem sim pessoas que ultrapassam a questão do amor próprio e entram um problema grave de narcisismo. Existem pessoas que realmente não se importam com a sociedade e somente com seu bem-estar... O que é horrível.

      Eu já bati as fotos do Ernest et Celestine, mas ainda não está como eu pensei.. Mas o próximo post será do seu livrinho lindo!

      Obrigada!

      Excluir

© Três Pontos - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Hortênsia Gadelha.Tecnologia do Blogger. imagem-logo